Exercício     Login Ok
 
 
Início
Informativos
Administrador
Conheça o FIPLAN
Como Acessar
Treinamento FIPLAN
Fale Conosco
Consultas Públicas - LC 131/2009
Legislação
Sistema Contábil
Estou em » Informativos
SEFAZ/MT lança novo SIGPEX
18/11/2010

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) trabalha no aperfeiçoamento da sua ferramenta informatizada de planejamento dos negócios e recursos da receita pública, o denominado Sistema de Informações Gerenciais e Planejamento da Execução (Sigpex).

Concebido originalmente para operar em ambiente de rede de computadores, em Access Microsoft, o Sigpex está sendo convertido para o ambiente web e terá, assim, suas funcionalidades e seu desempenho de processamento ampliados. A conversão permitirá a divulgação e o acompanhamento das ações executadas em cada uma das unidades da organização, inclusive naquelas localizadas no interior do Estado.

O sistema, pioneiro no País, começou a ser operacionalizado em 2004, com a finalidade de ser um mecanismo de acompanhamento sistemático dos estágios de desenvolvimento das ações da área da receita pública.

Ferramenta do tipo ERP (Enterprise Resouce Plan), que possibilita a mensuração do grau de execução das medidas programadas segundo programas, projetos, atividades, órgãos, conjunto de órgãos, fatores críticos, perspectivas, focos de gestão, etc.

O secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos, observa que o sistema contrasta a execução orçamentária com a execução física de determinado projeto ou atividade. “Em outras palavras, oportuniza o acompanhamento dos avanços de cada unidade na execução das tarefas que lhe foram confiadas e dos valores orçamentários despendidos para a execução de cada uma delas”, afirma.

Outra característica do sistema é permitir a identificação das pessoas detentoras de dado conhecimento e os setores onde ele se faz necessário. Também possibilita a manutenção de histórico e consulta eletrônica das deliberações das reuniões realizadas na organização, permitindo rápida recuperação das diretivas e gestão de prazos.

O secretário adjunto da Receita Pública da Sefaz, Marcel Souza de Cursi, assinala que a sistemática fornece informações consistentes e confiáveis para permitir a avaliação global de desempenho da gestão, com vistas a apoiar os gestores na tomada das decisões necessárias para garantir a consecução da missão organizacional.

O adjunto da Sefaz pontua que, com a conversão do sistema para o ambiente web, será possível intensificar os controles estratégicos para alinhamento dos subsistemas da receita e melhorar a gestão de desempenho global da receita pública, conforme padrões internacionais de administração tributária. Além disso, a visualização das informações do sistema estará disponível aos demais órgãos da administração pública estadual, e não somente aos superintendentes e gerentes que compõem a área da receita pública da Sefaz.

A conversão está sendo feita pela Assessoria de Negócios da Receita Pública (ANRP) da Secretaria de Fazenda em conjunto com a equipe do Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), como uma forma de ampliar a eficiência do sistema de planejamento do Governo do Estado.

 LIGIANI SILVEIRA
Assessoria/Sefaz-MT

 
 
 
 
SEFAZ - SEPLAN - CEPROMAT