Exercício     Login Ok
 
 
Início
Informativos
Administrador
Conheça o FIPLAN
Como Acessar
Treinamento FIPLAN
Fale Conosco
Consultas Públicas - LC 131/2009
Legislação
Sistema Contábil
Estou em » Informativos
CEPROMAT finaliza FIPLAN em Roraima
09/06/2011

Analistas de Tecnologia da Informação do Centro de Processamento de Dados Estado (CEPROMAT) estarão em Roraima durante toda a semana para uma visita técnica referente a implantação e utilização do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças - FIPLAN. Também verificarão a implantação do Plano Plurianual (PPA), além da rotina de créditos adicionais, da previsão de orçamentos e remanejamentos do Estado.

Idealizado e desenvolvido pelo CEPROMAT, Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (SEPLAN) e Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (SEFAZ), o FIPLAN integrou, em uma única ferramenta via web, os sistemas antes utilizados para gerir o planejamento, execução orçamentária e prestação de contas do Estado, o que tornou mais precisa a informação relacionada a estes assuntos estendendo a importância das diretrizes de crescimento e gestão estabelecidas pelo Governo do Estado no PPA.

O CEPROMAT é o responsável pelo desenvolvimento do Software e da infraestrutura corporativa, ou seja, tem como responsabilidade a definição de estratégias, planejamento, execução, acompanhamento, avaliação, manutenção e melhorias do sistema.

Para o desenvolvimento do mesmo, utilizou-se o processo de Software baseado no nível 2 do SW-CMM (software Capability Maturity Model), Paradigma de Desenvolvimento Orientado a Objetos, UML (Unified Modeling Language) e conceitos de Engenharia de Software. As tecnologias utilizadas foram JAVA, ORACLE, STRUTS, LINUX, JBOSS, HIBERNATE, interface para Internet entre outros.

Premiado como inovação tecnológica pelo Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e visto como referência nacional pelo sistema integrado de planejamento, o FIPLAN tem chamado atenção e recebido diversos pedidos de concessão de outros estados brasileiros. Já foi apresentado em vários lugares, implantado na Bahia e implantado e utilizado em Roraima.

Em novembro de 2009 o Sistema foi escolhido pelas melhores práticas de gestão durante evento em Curitiba (PR) e recebeu convite para ser apresentado em Barcelona, na Espanha. Em março de 2010 ficou entre os três Sistemas de Tecnologia da Informação e Comunicação que representou o Brasil numa visita técnica à Espanha.

Para o Analista de Tecnologia da Informação do CEPROMAT, Lúcio Flávio dos Santos, depois da implantação do FIPLAN, pode-se aprender muito mais com a produção de softwares melhores. “A metodologia que define os padrões e passos do sistema mostra o modelo do que será feito junto ao cliente e suas funcionalidades. É um produto bem documentado que pretende fazer com que se produzam melhores produtos”, concluiu Lúcio.

Atualmente tem integração com sistema de arrecadação do Estado, de Recursos Humanos, de convênios, cadastro de contribuintes e prestação de contas. Além disso, foi definido para ser o sistema integrado de todos os outros corporativos do Estado se tornando o coração da administração.

A criação das Unidades Gestoras (UG) possibilitou às unidades orçamentárias prover o orçamento para suas unidades descentralizadas. A UG dá autonomia na execução do orçamento para as mesmas sem a necessidade da concessão de adiantamento, além disso, atua como centro de custo permitindo ao governo mensurar e planejar de forma eficiente os gastos realizados por cada centro.

Também foi criada a Unidade Administrativa para dar condições de planejar o orçamento em um nível mais detalhado trazendo um módulo para elaboração do Plano de Trabalho Anual (PTA), permitindo assim consolidar as informações para geração do orçamento em paralelo aos trabalhos executados pelo planejamento financeiro.

A segurança do Sistema alcança um percentual de 95,2%, bem acima do recomendado pelas normas da segurança da informação, que é de 70%. A implantação do mesmo permitiu ao Governo do Estado a integração dos sistemas de controle e gestão, que resultou em informações mais precisas e decisões mais eficazes.

A meta do CEPROMAT é concluir o treinamento dos clientes de Roraima até o final deste ano.

Fonte: O Documento, 09/06/2011 - 18h19

 

 
 
 
 
SEFAZ - SEPLAN - CEPROMAT