Exercício     Login Ok
 
 
Início
Informativos
Administrador
Conheça o FIPLAN
Como Acessar
Treinamento FIPLAN
Fale Conosco
Consultas Públicas - LC 131/2009
Legislação
Sistema Contábil
Estou em » Informativos
FIPLAN poderá ser adotado por Rondônia
18/10/2011

O Estado de Rondônia poderá ser o próximo a adotar o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças de Mato Grosso (Fiplan), uma referência nacional no controle público. Nesta segunda-feira (17.10), o secretário-adjunto de Finanças de Rondônia, Wagner Luis de Souza, esteve reunido com a secretária-adjunta do Tesouro de Mato Grosso, Avaneth Almeida das Neves. Ambos traçaram as metas iniciais para que um convênio entre os Estados seja assinado e que técnicos mato-grossenses possam auxiliar Rondônia a utilizar o Fiplan.

“Uma cautela que sempre tomamos é garantir que o trabalho contábil e financeiro de Mato Grosso não seja prejudicado em favor de outros Estados. Ao mesmo tempo, ficamos muito honrados em ter o interesse dos nossos vizinhos no Fiplan. Certamente firmaremos uma parceria para que o conhecimento técnico seja repassado e o país como um todo caminhe em uma direção melhor no controle das finanças públicas”, comentou Avaneth.

Para o secretário-adjunto de Rondônia, o Fiplan é um caminho já consolidado que pode ajudar na gestão de seu Estado. “Tivemos um conhecimento mais aprofundado sobre o Fiplan em um grupo de trabalho, o GFIN, do Conselho Nacional de Política Fazendária. Na ocasião, percebemos que o Estado de Mato Grosso está bem avançado na questão do controle e, principalmente, na implementação das novas regras de contabilidade que serão obrigatórias a todos em 2013, mas que aqui já estará valendo em 2012”, pontuou Wagner.

O contador Geral do Estado de Mato Grosso, Luis Marcos de Lima, presente na reunião, apresentou como proposta o mesmo sistema de troca de informações já desenvolvido junto ao Estado da Bahia. Em um primeiro momento, ele irá ao Estado de Rondônia para conhecer as potencialidades de integração entre a ferramenta atualmente utilizada e o Fiplan, e fará entrevistas e análises dos servidores para medir a facilidade de implementação. A segunda etapa poderá ser realizada em Mato Grosso, quando técnicos de Rondônia deverão conhecer as funcionalidades operacionais do Sistema.

Idealizado e desenvolvido pelas Secretarias de Planejamento e de Fazenda, e pelo Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), o Fiplan integrou, em uma única ferramenta, via web, os sistemas antes utilizados para gerir o planejamento, execução orçamentária e prestação de contas do Estado, o que tornou mais precisa a informação relacionada a esse assunto.

por Daniel Dino, ASC/SEFAZ/MT, em 17/10/2011 16:38:17

 
 
 
 
SEFAZ - SEPLAN - CEPROMAT